FestaDeAssinaturaDeChaves

Referência: http://wiki.softwarelivre.org/KSP/WebHome

Usaremos o protocolo clássico durante nossa festa de assinatura de chaves.

/!\ Às vezes fazemos a oficina, às vezes fazemos apenas a festa de assinatura de chaves. Confira sempre na grade de programação do evento. /!\

Uma oficina de GNUPG com festa de assinatura de chaves é uma boa oportunidade para conhecer os conceitos e aprender a usar essa tecnologia.

O GNUPG é um software de criptografia e assinatura digital. Uma das maneiras bem conhecidas de usar o GNUPG é em conjunto com clientes de e-mail, para tornar seguros o envio e o recebimento de mensagens, com privacidade e autenticidade garantidas.

No entanto, existem outras formas de usar o GNUPG. Por exemplo, pode-se criptografar arquivos confidenciais, conferir assinaturas digitais de pacotes de software baixados da Internet pelo gerenciador de pacotes de sua distro preferida, assinar as suas contribuições para os projetos dos quais você participa, etc.

Para usar o GNUPG na comunicação com outras pessoas, é preciso primeiro ingressar na rede de confiança. A rede de confiança expressa em quem você pode confiar. Nesta oficina, os participantes criarão o seu par de chaves criptográficas e assinarão as chaves uns dos outros, ingressando na rede de confiança.

Para participar das atividades da oficina, você deverá levar o seu laptop particular. Se você já tiver um par de chaves e quiser apenas participar da festa de assinatura, não precisará levar o seu laptop, mas deverá levar a fingerprint da sua chave impressa em papel para distribuir para os outros participantes.

Se você se interessou pelo tema da oficina, compareça e divirta-se.

FestaDeAssinaturaDeChaves (last edited 2013-08-26 19:08:44 by anonymous)