Differences between revisions 9 and 10
Revision 9 as of 2014-03-18 02:37:08
Size: 18764
Comment:
Revision 10 as of 2014-03-23 01:01:51
Size: 21353
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 65: Line 65:
Line 70: Line 69:

Line 71: Line 72:
Line 75: Line 75:
 * Minicurrículo: Luiz Pereira de Souza Filho, cursando Segurança da Informação e titulado pela formação continuada na UNISINOS como Profissional de Suporte de Redes de Computadores. Trabalha com TI desde 1997, onde começou com manutenção de computadores, passando a administração e gerencia de redes com ambientes Windows, Linux e Novell, administração e gerencia de bancos de dados SQL Server e MySQL, e no desenvolvimento de sistemas para consumo interno de empresas, para desktop em Delphi, para Web com PHP5, HTML5, JavaScript e CSS, e Mobile em Phonegap. Também atuou na área educacional como professor de ensino profissionalizante no Colégio Santa Catarina e na Escola Braniewo, na especialização técnica da IENH e tutor presencial no curso de graduação em Sistemas para Internet, na ULBRA. Atualmente, é desenvolvedor de aplicações móveis na GVDASA Sistemas. <<Anchor(educacao)>>  * Minicurrículo: Luiz Pereira de Souza Filho, cursando Segurança da Informação e titulado pela formação continuada na UNISINOS como Profissional de Suporte de Redes de Computadores. Trabalha com TI desde 1997, onde começou com manutenção de computadores, passando a administração e gerencia de redes com ambientes Windows, Linux e Novell, administração e gerencia de bancos de dados SQL Server e MySQL, e no desenvolvimento de sistemas para consumo interno de empresas, para desktop em Delphi, para Web com PHP5, HTML5, JavaScript e CSS, e Mobile em Phonegap. Também atuou na área educacional como professor de ensino profissionalizante no Colégio Santa Catarina e na Escola Braniewo, na especialização técnica da IENH e tutor presencial no curso de graduação em Sistemas para Internet, na ULBRA. Atualmente, é desenvolvedor de aplicações móveis na GVDASA Sistemas.
Line 77: Line 77:
 <<Anchor(educacao)>>
Line 84: Line 85:
  . <<Anchor(grunt)>>
Line 86: Line 86:
<<Anchor(grunt)>>
Line 90: Line 91:

Line 91: Line 94:
Line 96: Line 98:
Line 97: Line 100:
Line 102: Line 104:
Line 103: Line 106:
Line 107: Line 109:
 * Minicurrículo: Desenvolvedor de software a mais de 10 anos, formado pela Feevale em Sistemas para Internet e Pós Graduado em Administração da Tecnologia da Informação pela Unisinos. Atualmente é responsável pela Pesquisa & Desenvolvimento na empresa Society e professor de curso técnico em informática. Apaixonado por desenvolvimento de software, padrões de desenvolvimento, arquitetura de software e desenvolvimento ágil de software, ou seja, qualquer técnica que permita cada vez mais entregar software com qualidade e de forma sustentável. <<Anchor(aptget)>>  * Minicurrículo: Desenvolvedor de software a mais de 10 anos, formado pela Feevale em Sistemas para Internet e Pós Graduado em Administração da Tecnologia da Informação pela Unisinos. Atualmente é responsável pela Pesquisa & Desenvolvimento na empresa Society e professor de curso técnico em informática. Apaixonado por desenvolvimento de software, padrões de desenvolvimento, arquitetura de software e desenvolvimento ágil de software, ou seja, qualquer técnica que permita cada vez mais entregar software com qualidade e de forma sustentável.
Line 109: Line 111:
 <<Anchor(rock)>> <<Anchor(aptget)>>
Line 115: Line 117:
 <<Anchor(rock)>>
Line 120: Line 122:

 <<Anchor(mantis)>>
==== Gerenciamento de defeitos com Mantis Bug Tracker ====
 * Resumo:Nos dias atuais, a concorrência torna-se um problema para todas as empresas independente da área em que atuam. Neste cenário, a qualidade é um dos aspectos mais importantes para vencer neste mundo competitivo. E com produtos de software isso não é diferente. Surge então o teste de software cujo objetivo é exercitar o software para encontrar defeitos, corrigi-los e ter cada vez mais qualidade. Para fazer o gerenciamento destes defeitos, uma das ferramentas existentes é o Mantis Bug Tracker, uma aplicação open source, web e desenvolvida em PHP. O Mantis Bug Tracker é fácil de usar e uma excelente ferramenta para gerenciamento de defeitos de software. Com isso, o objetivo desta palestra é mostrar as principais funcionalidades da ferramenta, assim como mostrar as vantagens da sua utilização.
 * Palestrante: Maria Priscila Rolim
 * Minicurrículo: Graduada em Letras pela Universidade Feevale e acadêmica de Ciência da Computação na mesma instituição. Possui certificação CTFL (Certified Tester Foundation Level) do ISTQB. Tem experiência em Teste e Qualidade de Software. Atualmente, integra a equipe de teste de software do Banrisul. Além disso, é integrante do grupo CAS (Computação aplicada à saúde), grupo de pesquisa das áreas de informática e saúde, no qual trabalha com teste e qualidade de software.


<<Anchor(mdadm)>>
==== Gerenciamento de discos Raid I – mdadm – Linux – Centos 6.x ====
 * Resumo: Desenvolvi um sistema de espelho com disco rígidos Haid 1 com Linux Centos para desktops e servidores.
A implementação do programa chamado mdadm, é um programa que facilita o espelhamento de discos rígidos, de mesmo tamanho com a finalidade de criar imagens lógicas dos discos, sendo que de preferência os mesmos podem ter características idênticas como, marca, trilhas, número de cabeças e setores.
A funcionalidade do programa mdadm, serve para a realização dos espelhamentos em discos, é bem simples, aqui será apresentado passo a passo até a montagem final dos dois discos unidos em uma única imagem, facilitando ainda mais a utilização e reutilização de unidades de discos compatíveis e empregado em servidores de compartilhamento, FTP e outros.
 * Palestrante: Ercio Luis Dorneles Berna
 * Minicurrículo: Graduado em Lico – Feevale 2009, Pós Graduando em Governança e T.I – Faculdades Senac RS.Entusiasta Linux – autodidata – 5 anos de experiência com Linux, Debian/Ubuntu/Centos.


Line 129: Line 149:
Line 130: Line 151:

FLISOL 2014 - Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre

Venha conhecer o Software Livre! Use todo o potencial do seu computador sem abrir mão da sua liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar os programas que você e seus amigos usam.

Evento gratuito, no dia 26 de abril, na FEEVALE, com palestras, demonstrações, instalação e distribuição de Software Livre.

O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de difusão de Software Livre da América Latina. É realizado desde o ano de 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, dando a conhecer ao público em geral a sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento.

Com este fim, as diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos nos quais se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores levados pelos participantes. Além disso, de forma paralela, se oferecem palestras, debates e oficinas, sobre temáticas locais, nacionais e latino-americanas sobre Software Livre, em toda sua gama de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

O FLISOL 2014 será realizado no sábado 26 de abril.

Neste evento reuniremos nossa comunidade local de Software Livre e receberemos novos membros que queiram participar também. Teremos várias atividades sobre Software Livre em geral.

Conheça o Software Livre assistindo palestras e demonstrações ao vivo, e converse com outras pessoas com o mesmo interesse.

Para os detalhes da edição regional, continue lendo esta página. Para mais detalhes sobre o evento na América Latina, leia a página oficial do FLISOL.

Data, Hora e Local

  • Data: 26 de abril de 2014 (sábado)
  • Hora: 13h às 17h
  • Local: Campus II da Feevale, Prédio Arenito - Novo Hamburgo / RS (Como chegar?)

  • Público Alvo: usuários de computador em geral, educadores, estudantes e profissionais de TI que queiram conhecer o Software Livre e/ou participar da comunidade de Software Livre da região. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar.
  • Investimento: evento gratuito
  • Inscrições: no local

Programação

Programação por sala

Salão de eventos

Sala 101

Sala 102

Sala 106

13:00

abertura, cadastramento

13:00

14:00

Cadastramento, demonstração de softwares livres, confraternização,
Festa de Assinatura de Chaves,
OpenSpaces

Cuidados no desenvolvimento de aplicações móveis multi-plataforma com Phonegap

Como criar infraestrutura de sites para receber milhões de usuários?

Minha vida e as distribuições

14:00

15:00

Grunt - Como economizar tempo (e dinheiro) com javascript

Educação com Software Livre, agora no seu bolso!

Repositórios do Ubuntu, Santo apt-get e outras coisas

15:00

16:00

Qualidade de código: O dilema

O futuro do Openstack, NFV, SDN e Cloud Computing

ROCK com Linux

16:00

17:00

encerramento

17:00

Legenda:

Desenvolvimento

Diversos

Educação

Redes e comunicação

Programação por área

Título

Início

Duração

Sala

Desenvolvimento

Cuidados no desenvolvimento de aplicações móveis multi-plataforma com Phonegap

14h

45min

Sala 101

Grunt - Como economizar tempo (e dinheiro) com javascript

15h

45min

Sala 101

Qualidade de código: O dilema

16h

45min

Sala 101

Redes e comunicação

Como criar infraestrutura de sites para receber milhões de usuários?

14h

45min

Sala 102

O futuro do Openstack, NFV, SDN e Cloud Computing

16h

45min

Sala 102

Educação

Educação com Software Livre, agora no seu bolso!

15h

45min

Sala 102

Diversos

Minha vida e as distribuições

14h

45min

Sala 106

Repositórios do Ubuntu, Santo apt-get e outras coisas

15h

45min

Sala 106

ROCK com Linux

16h

45min

Sala 106

Descrição das palestras

Como criar infraestrutura de sites para receber milhões de usuários?

  • Resumo: A internet é hoje o principal motor de propagação da informação no mundo. Atualmente mais de 2 bilhões de usuários - 30% da população mundial - estão conectados na rede buscando e enviando informação constantemente. Neste cenário, é imprescindível que as aplicações web estejam preparadas para receber grande quantidades de acessos, sem a indisponibilidade ou o desempenho aquém do esperado.Esta palestra demonstrará como construir infraestruturas para sites de alta disponibilidade, possibilitando também o seu crescimento horizontal. Também serão abordadas as boas práticas no desenvolvimento web de modo a otimizar a quantidade de recursos utilizadas na infraestrutura. Por fim, será demonstrado um ambiente real em que o armazenamento, o banco de dados, a rede, o cache, e demais serviços foram colocados em um grande cluster.
  • Palestrante: Marcelo Dieder
  • Minicurrículo: Marcelo Dieder é embaixador do Openstack no Brasil. Ele é graduado em Segurança da Informação pela Universidade Unisinos/RS, sendo condecorado com o prêmio de "Aluno Destaque" pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Formado em técnico em Informática pela Universidade Feevale 2002. Possui as certificações de Linux, Novell CLA, Novell Data Center Technical Specialist, LPIC-1 e LPIC-2. Posui mais de 12 anos de experiência com projetos de TI, segurança e Cloud Computing.

Cuidados no desenvolvimento de aplicações móveis multi-plataforma com Phonegap

  • Resumo: Esta é uma palestra voltada a quem deseja embarcar no desenvolvimento de aplicações móveis multi-plataforma usando como linguagem a mescla de HTML5, CSS e muito Javascript. Será abordado boas praticas para o uso da ferramenta Phonegap e um pequeno comparativo entre outras plataformas. A ideia é passar minha experiência pessoal no uso desta ferramenta que em conjunto com outras, pode gerar o desenvolvimento de diversos aplicativos multiplataformas de código aberto. Uma palestra para um publico diverso, desde pessoas com experiência na área de programação, quando novos e curiosos.
  • Palestrante: Luiz Pereira de Souza Filho
  • Minicurrículo: Luiz Pereira de Souza Filho, cursando Segurança da Informação e titulado pela formação continuada na UNISINOS como Profissional de Suporte de Redes de Computadores. Trabalha com TI desde 1997, onde começou com manutenção de computadores, passando a administração e gerencia de redes com ambientes Windows, Linux e Novell, administração e gerencia de bancos de dados SQL Server e MySQL, e no desenvolvimento de sistemas para consumo interno de empresas, para desktop em Delphi, para Web com PHP5, HTML5, JavaScript e CSS, e Mobile em Phonegap. Também atuou na área educacional como professor de ensino profissionalizante no Colégio Santa Catarina e na Escola Braniewo, na especialização técnica da IENH e tutor presencial no curso de graduação em Sistemas para Internet, na ULBRA. Atualmente, é desenvolvedor de aplicações móveis na GVDASA Sistemas.

Educação com Software Livre, agora no seu bolso!

  • Resumo: A palestra discutirá sobre o conceito de aprendizagem móvel (com mobilidade) e os desafios e possibilidades que esta modalidade oferece para educação dentro e fora da escola. Apresentaremos um panorama da aprendizagem móvel no Brasil e no Mundo e projetos desenvolvidos para apoio da aprendizagem móvel com uso tecnologias livres, como o repositório F-Droid (FOSS Apps for Android) e os aplicativos livres da categoria educação deste repositório e um aplicativo educacional livre para o ensino da Astronomia desenvolvido pelo nosso grupo de estudo. Destacaremos ainda projetos de sistemas operacionais, tablets e smartphones livres e ainda ferramentas, linguagens e Recursos Educacionais Abertos para o desenvolvimento de aplicativos educacionais livres.
  • Palestrante: André Machado, Breno Neves e Rafaela Melo.
  • Minicurrículos:
  • * André Machado: Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vem desenvolvendo desde 2012 pesquisa no âmbito acadêmico, tendo participado do grupo MDMAT e do projeto "Software educacional livre na Wikipédia". Atualmente, fornece apoio técnico a pesquisa estatística no FORPROF/UFRGS. É integrante do GESoLE (Grupo de Estudos Software Livre na Educação) e tem interesse em aprendizagem com tecnologias móveis no ensino da matemática.
  • * Breno Neves: Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é desenvolvedor de Aplicativos Educacionais Livres para dispositivos móveis, integra do GESoLE (Grupo de Estudos Software Livre na Educação) e atualmente atua como bolsista de DesenvolvimentoTecnológico e Industrial pelo CNPq – Ministério de Ciência e Tecnologias na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • * Rafaela Melo: Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista de pesquisa pelo FORPROF/UFRGS. Integra o GESoLE (Grupo de Estudos Software Livre na Educação) e a RISoL (Red Internacional de Software Libre). Atualmente tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de aplicativos educacionais livres para dispositivos móveis.

Grunt - Como economizar tempo (e dinheiro) com javascript

  • Resumo: Time is money, baby! E repetir tarefas é desperdiçar ele. Vou mostrar como utilizar o Grunt para diminuir o tempo perdido no desenvolvimento para WEB, desde como se instala até como criar um fluxo bacana para seus projetos. Sente-se e fique à vontade.
  • Palestrante: Guilherme Vieira Schwade
  • Minicurrículo: Empreendedor da área web, já trabalhei com equipes de TI internacionais, durante minha estadia na Dinamarca. Com 6 anos de experiência no desenvolvimento de software, dando ênfase para WEB, hoje estou à frente da WING, produtora digital que atende agências de comunicação pelo Brasil e que co-fundei. Aficionado por javascript, procuro sempre utilizar o que há de melhor nessa área dentro dos meus projetos. Piadista frustrado nas horas vagas.

Minha vida e as distribuições

  • Resumo: Uma palestra divulgando as diversas distribuições que o palestrante utilizou durante a sua vida, fazendo uma apresentação descontraida quase em ritmo de stand up comedy.
  • Palestrante: Luis Carlos Peters Motta
  • Minicurrículo: Trabalhando com tecnologias desde 1982, desde 2002 envolveu-se com Linux e software livre. Bacharel em sociologia, Gestor de TI, Técnico e musico amador.

O futuro do Openstack, NFV, SDN e Cloud Computing

  • Resumo: A Computação em Nuvem deixou de ser uma aposta para finalmente ser uma realidade no mundo tecnológico atual. A demanda por serviços de TI cresce vertiginosamente, e as plataformas de serviços precisam estar preparadas para a entrega imediata de recursos computacionais. Esta palestra irá apresentar o cenário atual do Openstack no mundo e como ele está integrado com as atuais soluções de NFV e SDN para a criação de nuvens públicas e privadas. A missão do Openstack é atender as necessidades de nuvens públicas e privadas de qualquer tamanho, de uma forma simples e altamente escalável. 2013 foi um grande ano para o amadurecimento do Openstack, e também para as iniciativas de SDN (Software Defined Network) e NFV (Network Functions Virtualization). Assim como ocorreu com as camadas de computação e armazenamento, o conceito de virtualização está introduzido agora na camada de rede, com o objetivo de entregar serviços de redes de forma imediata. Nesta palestra será apresentado o Openstack, sua evolução ao longo de 2013, e as apostas para 2014. Será descrito e exemplificado os conceitos de SDN e NFV e a integração com o Openstack. Por fim serão citados os cases de utilização da plataforma com a gerência dos serviços de virtualização de rede.
  • Palestrante: Marcelo Dieder
  • Minicurrículo: Marcelo Dieder é embaixador do Openstack no Brasil. Ele é graduado em Segurança da Informação pela Universidade Unisinos/RS, sendo condecorado com o prêmio de "Aluno Destaque" pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Formado em técnico em Informática pela Universidade Feevale 2002. Possui as certificações de Linux, Novell CLA, Novell Data Center Technical Specialist, LPIC-1 e LPIC-2. Posui mais de 12 anos de experiência.

Qualidade de código: O dilema

  • Resumo: Como podemos manter a qualidade do nosso código ao mesmo tempo que devemos entregar software funcional para nossos clientes cada vez mais rápido?
  • Palestrante: Gabriel Schmitt Kohlrausch
  • Minicurrículo: Desenvolvedor de software a mais de 10 anos, formado pela Feevale em Sistemas para Internet e Pós Graduado em Administração da Tecnologia da Informação pela Unisinos. Atualmente é responsável pela Pesquisa & Desenvolvimento na empresa Society e professor de curso técnico em informática. Apaixonado por desenvolvimento de software, padrões de desenvolvimento, arquitetura de software e desenvolvimento ágil de software, ou seja, qualquer técnica que permita cada vez mais entregar software com qualidade e de forma sustentável.

Repositórios do Ubuntu, Santo apt-get e outras coisas

  • Resumo: Instalação de programas de forma descomplicada e segura no linux. Não, não estamos falando de next, next, to finish! APT-GET é uma forma rápida, prática e eficiente de se instalar pacotes, gerenciar suas dependências automaticamente e manter os arquivos de configuração em ordem. Vamos bater um papo sobre o Advanced Packaging Tool e como ele torna o linux simples até para a sua avó usar!
  • Palestrante: Paulo Igor Leopoldes Bender
  • Minicurrículo: Desenvolvedor de software, entusiasta de metodologias ágeis, graduando em Ciência da Computação na Unisinos. Profissional com experiência em diversas áreas do desenvolvimento de software. Atuou como analista de negócios, analista de sistemas, desenvolvedor e liderou equipes de desenvolvimento. Hoje se aventura no mundo das startups. Geek, casado com uma bióloga, pai da Sofia e da Guiga.

Rock com Linux

  • Resumo: A experiencia da banda 10KPNR com 18 anos de estrada formada por nerds (antigos) que optou por gravar, mixar e masterizar suas músicas novas usando predominantemente softwares livres, programas como Ardour, Qtractor, Guitarix entre outros…usando Debian e Mint.
  • Palestrante: Luis Motta e Jesiel Rocha
  • Minicurrículo: Luis Motta e Jesiel Rocha, membros da banda 10KPNR buscaram soluções livres para Home Studio, agora passam suas idéias e experiências feitas com instrumentos musicais e software livre. A banda 10KPNR participou como atração musical do FISL 2013.

Gerenciamento de defeitos com Mantis Bug Tracker

  • Resumo:Nos dias atuais, a concorrência torna-se um problema para todas as empresas independente da área em que atuam. Neste cenário, a qualidade é um dos aspectos mais importantes para vencer neste mundo competitivo. E com produtos de software isso não é diferente. Surge então o teste de software cujo objetivo é exercitar o software para encontrar defeitos, corrigi-los e ter cada vez mais qualidade. Para fazer o gerenciamento destes defeitos, uma das ferramentas existentes é o Mantis Bug Tracker, uma aplicação open source, web e desenvolvida em PHP. O Mantis Bug Tracker é fácil de usar e uma excelente ferramenta para gerenciamento de defeitos de software. Com isso, o objetivo desta palestra é mostrar as principais funcionalidades da ferramenta, assim como mostrar as vantagens da sua utilização.

  • Palestrante: Maria Priscila Rolim
  • Minicurrículo: Graduada em Letras pela Universidade Feevale e acadêmica de Ciência da Computação na mesma instituição. Possui certificação CTFL (Certified Tester Foundation Level) do ISTQB. Tem experiência em Teste e Qualidade de Software. Atualmente, integra a equipe de teste de software do Banrisul. Além disso, é integrante do grupo CAS (Computação aplicada à saúde), grupo de pesquisa das áreas de informática e saúde, no qual trabalha com teste e qualidade de software.

Gerenciamento de discos Raid I – mdadm – Linux – Centos 6.x

  • Resumo: Desenvolvi um sistema de espelho com disco rígidos Haid 1 com Linux Centos para desktops e servidores.

A implementação do programa chamado mdadm, é um programa que facilita o espelhamento de discos rígidos, de mesmo tamanho com a finalidade de criar imagens lógicas dos discos, sendo que de preferência os mesmos podem ter características idênticas como, marca, trilhas, número de cabeças e setores. A funcionalidade do programa mdadm, serve para a realização dos espelhamentos em discos, é bem simples, aqui será apresentado passo a passo até a montagem final dos dois discos unidos em uma única imagem, facilitando ainda mais a utilização e reutilização de unidades de discos compatíveis e empregado em servidores de compartilhamento, FTP e outros.

  • Palestrante: Ercio Luis Dorneles Berna
  • Minicurrículo: Graduado em Lico – Feevale 2009, Pós Graduando em Governança e T.I – Faculdades Senac RS.Entusiasta Linux – autodidata – 5 anos de experiência com Linux, Debian/Ubuntu/Centos.

Festa de assinatura de chaves OpenPGP

Durante os intervalos entre as palestras acontecerá uma festa de assinatura de chaves OpenPGP. A festa acontecerá na Recepção.

OpenSpaces

Durante toda a tarde teremos os OpenSpaces.

Os OpenSpaces surgiram da constatação de que, pra muita gente, a melhor parte de conferências como pycon, FISL etc são as "conversas de corredor". Ou seja, quando você começa a bater papo, daí surge um assunto particularmente interessante, mais uma meia dúzia de pessoas em volta se juntam e dali sai uma excelente discussão. Nada tinha sido programado, ninguém usou slides, microfones ou palcos, mas a conversa foi sobre o que *você* queria conversar. Os OpenSpaces são a tentativa de "regulamentar" essas conversas, e tirar o máximo de proveito possível delas, sem engessá-las.

Veja como funcionam os OpenSpaces.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e serão feitas no dia do evento junto com a comissão organizadora.

Os participantes inscritos receberão certificado de participação através do email.

Organização

http://www.softwarelivre-vs.org http://www.feevale.br

Apoio / Patrocínio

Fotos

aguarde

FLISOL2014 (last edited 2014-04-22 01:21:56 by GabrielMolter)